sexta-feira, 20 de julho de 2012

SANTOS & PECADORES

                                                                                                                                                                                                                         

SANTOS & PECADORES


Esse negócio de comentário é blá-blá-blá jogado fora porque não tenho competência para o assunto. Mas como escrevo tolices no verão, imagine neste inverno radical!



Do pouco que sei, só pra lembrar a mim mesma.


Seja no Brasil ou fora dele os museus me atraem. Não por tudo que eles oferecem; somente pinturas e esculturas de escolas, de determinadas épocas, fazem-me ficar muitos minutos hipnotizada pela arte .
Além do que me emociona no conjunto da obra, tento localizá-la no tempo e no espaço em que foi realizada, para entender “o olhar do artista”.


Encanta-me a variedade de concepções de um mesmo tema.
Por exemplo, a Natividade, que muitas vezes tem o nome de Adoração dos Reis Magos, é numa mesma época e numa mesma região, representada de maneiras diversas.


 A seguir observo, “reparo”, nas vestimentas, penteados, joias, calçados, ambiente interno ou externo, gestos, enfim tudo que traz mais informação da época em que foi criada a obra de arte.


E aí me divirto muito!


Há detalhes interessantes, insólitos e cômicos. Há rostos, em quadros holandeses e alemães, que eu reconheço nas ruas de Berlim ou de Amsterdam. Os rostos se repetem! Ter feito o ser humano no último dia de criação, parece, já se havia esgotado a imaginação.


Esse negócio de “amar” um quadro, ou qualquer obra de arte, ou qualquer artista, é uma questão de empatia. A gente gosta quando “bateu” bem em algo que nos comove. Como tudo na vida; e é o que me explica o gosto por quadros com respingos de tinta, ou rabiscos desesperados.


Sei que toda a obra de arte tem algo a dizer, mas há algumas que contam segredos e pra pouca gente.


O quadro que escolhi é muito famoso. Ele se encontra na Igreja da Santa Croce, em Florença; às vezes ele não está exposto porque há um rodízio de quadros, sabe-se lá por que!


Um lindo colorido mostra Jesus baixando ao Limbo - que é uma alegoria porque até onde eu sei Jesus nunca esteve no Limbo, e se esteve não me avisou.


Limbo, para os infiéis que desconhecem o significado, é o lugar para onde vão os pagãos “sem querer”: as criancinhas que morreram sem o batismo, deficientes mentais, e os que não tiveram a bênção (!) de tomarem conhecimento do Cristo (indivíduos de comunidades longínquas da civilização, e os corintianos por exemplo). Enfim, o Limbo é uma das bondades criadas pelo Cristianismo para essas almas não ficarem assombradas sem terem para onde ir, superlotando centros espíritas e terreiros.


O Catolicismo foi se fortalecendo com esses atos justos, como a Confissão e as penitências idiotas, o pagamento de Indulgências Plenárias e na sua magnitude a Santa Inquisição. Há muito mais, porém não quero ficar aqui me vangloriando da minha religião - e por favor não a confundam com a minha fé.


Vejam que apesar da presença de Jesus, que pudicamente desvia o olhar, há muita sacanagem implícita neste quadro de igreja
Logo no primeiro plano duas “piriguetes” de peitos siliconados em atitude de “vem cá meu bem”. A que está mais atrás faz gênero low profile e é louca pra morar num loft.
O rosto de uma jovem, na parte esquerda do quadro que, olhando para a objetiva, parece dizer: “Uma chatice e um transtorno essa visita de última hora...quando isso vai acabar?!”
Vocês que têm olhos pra ver, analisem o resto do quadro.


Se essas mulheres não têm pudor imagine quem vai educar essas criancinhas desavergonhadas se agarrando?
Sempre me incomoda, por mais que eu veja, a presença dos putti (criancinhas peladas e erotizadas e erotizantes) em inúmeros quadros. Mesmo os de tema religioso; é bizarro - isso é que é bizarro! E não são anjinhos, são putti!
Putto, na Itália, como em Portugal (puto) são crianças antes da puberdade.
Já sabemos que Eros, ou Cupido, é uma criancinha-peladinha-safadinha que atira a esmo suas flechas, e as mulheres acabam engravidando e os homens pagando pensão. Apesar de criancinha é um personagem de mitologia grega, portanto não um puto qualquer, diriam os portugueses.


Quadros com figuras em atitude sensual e misturados com crianças encontram-se aos montes em igrejas, em sacristias, em palacetes da alta esfera do clero chegando até o palácio do Vaticano, e entendo que tenham função erotizante . E há uma pedofilia flagrante!
Não me venham chamar de maldosa! Os quadros estão lá pra quem quiser ver. E não sou contra, absolutamente! Acho todos lindíssimos. Só estou relatando o que vejo.


Atualmente há dois seriados sobre os Bórgia na TV a cabo. Lá está, muito bem representado em ambos os seriados, o Papa Alexandre VI, Rodrigo Bórgia, espanhol arretado, que confirmou ser pai de 3 jovens perante um conclave, no Vaticano.
Antes dele e depois dele papas, cardeais e bispos pintavam e bordavam a ouro!
Até o século XX era uma farra papal! O Papa anterior ao Pio XII tinha amante teúda e manteúda, toda a Itália sabia.


Graças a Deus o Catolicismo mantém o celibato no clero; se assim não fosse as mais lindas e valiosas obras de arte estariam todas espalhadas sabe-se lá onde, ou até estropiadas na posse de quem não lhes dá o justo valor. Imagine na hora da morte do papa . O que a mulher, a Mme. Papa, iria distribuir pela família, pelos favoritos e para o amante !
Por isto sou a favor do celibato no clero. O que não explica e muito menos justifica nem o homossexualismo e nem a pedofilia. Somente a bobeira e não terem a capacidade de aconselhar ninguém quanto a sexo normal, sadio. Conhecimento somente teórico não faz ninguém bom profissional.


Depois do que acabo de escrever, o dia em que eu chegar ao Céu vou ter que me explicar. Sempre me explicando...ô vida!





















Nenhum comentário: